segunda-feira, 8 de março de 2010

Organizando os créditos do seu LO



Depois que escrevi o artigo Creditando os LO’s, senti necessidade de escrever um outro, sobre como organizar os créditos.

Para não ficar falando sobre a minha experiência pessoal um tanto quanto limitada pelo meu pouco tempo de estrada no scrap, resolvi lançar o tema como um post no Fórum Digiscrappers Brasil. Confira aqui.

Aproveito a deixa, então, para agradecer a Regiane Torres, Fê Marini, Loreta Labarca, Rekneipp, Carol Zabiski, Dani Alencar, Paula Francovig, Aline Charpinel, Rú Padilha, Ranne Cassia, Pri Luch, Flavia Alves, Dani Vignoli e Zi Lopes, por enriquecerem a discussão.

Vale dizer que não existe um método que funcione para todo mundo, como uma “receita de bolo”. O melhor método vai depender de como você funciona, de como se organiza e etc. O que você vai ler, então, são algumas dicas para otimizar o seu trabalho.

Por isso, sinta-se livre para adaptar o que quiser. Mas, aqui deixo também um desafio: não se acomode à forma que você utiliza. Esteja aberto para tentar algo diferente. Você pode se surpreender!

Se você participa de alguns CT’s e normalmente faz uma página usando somente um ou dois kits, não deve achar tão difícil assim creditar um LO. Por outro lado, se você se arrisca a fazer LO’s com peças de "trocentos" kits, vai começar a entender porque existe a necessidade de otimizar a fase de creditar os LO’s.

Eu mesma já vivi a situação, quando tive que creditar 32 kits diferentes, no LO "Meus desejos para 2010!"
.

E depois de achar que tinha utilizado muitos kits, encontrei alguém que me superou de longe: Ranne, em seu LO "Mãe de Menina - versão Ranne e Nath". Ela usou mais 60 kits diferentes! Consegue imaginar o que é isso?


Algumas considerações iniciais:

1. O termo “elementos” vai ser usado no texto para se referir tanto a papéis como a elementos de forma geral (string, button, alpha etc);
2. Para ilustrar o artigo, vou usar o kit “Black or white” by Dunia Designs @DSB Store.

Bem, vamos ao "método":
1. Escolha um programa para anotar os créditos. Pode ser o Bloco de Notas do Windows, o Word, o Excel e até o Outlook Express. Salve o arquivo com o mesmo título do LO, para facilitar a publicação nas galerias;
2. Mantenha aberto, então, três programas: o Windows Explorer (ou o Bridge), um programa para anotar os créditos e o seu programa favorito de edição de imagens (PS, PSP ou outro);
3. Quando estiver criando um LO, depois de escolher o elemento e “jogar” dentro da página, volte ao arquivo e copie o nome do elemento, da seguinte forma:

1. Posicione o apontador do mouse no elemento e dê um único clique;
2. Tecle F2, para selecionar o nome do elemento; 3. Use a comando “copiar” (CTRL+C) para copiar o nome do elemento diretamente do arquivo; 4. No arquivo de texto que você escolheu, clique “colar” (CTRL+V) para “anotar” a informação;

Outra forma de fazer:
1 Clique no elemento com o botão direito do mouse e escolha a opção “renomear”, no menu suspenso que se abre;
2. Quando o nome do elemento for selecionado (ficar “azul”), clique CTRL+C para copiar o nome do elemento e CTRL+V para colar a informação no documento de texto.

Aqui, cabe fazer uma diferença na forma como a informação vai ser utilizada:

1. Se você trabalha de forma metódica e serena, pode ir organizando os créditos à medida que vai compondo o LO. Ex:
Elements: Button: Black or white by Dunia Designs @DSB Store
2. Se você trabalha de forma "ansiosa" e não quer interromper o fluxo criativo, pode simplesmente ir colando o nome dos elementos, para organizar tudo depois. Ex:
Elements: dunia-blackorwhite-button-01

Nas duas formas, se no meio da criação você decidiu retirar algum elemento do LO, volte para o arquivo de texto e delete o que você anotou.


Eu estou no grupo das que finalizam os créditos depois que o LO está pronto. Isto quer dizer que, na hora de organizar os créditos, tenho que voltar às pastas originais e copiar o nome do kit/designer.

Para facilitar, tenho uma dica para compartilhar com você:
Sempre que baixar um kit, renomeie o preview, colocando o nome do kit, da designer e da loja, da forma como você quer apareça nos créditos.

Às vezes, essas informações aparecem de forma bem clara no preview do kit. Em outras, vale entrar no TOU (Termos de Uso) que acompanha o kit, para buscar os dados corretos.

Assim, cada vez que você usar um elemento desse kit, não precisará anotar tudo de novo. É só “copiar” e “colar”. Ex:


Isso não quer dizer que todos os meus kits já têm o preview organizado, rsrs. Como comecei a fazer isso há pouco tempo, renomeio os kits mais antigos à medida que vou utilizando os mesmos.


Talvez você tenha lido tudo e imaginado se vale a pena ter todo esse trabalho, rsrs. Eu sou suspeita para falar, porque adoro trabalhar com muitos kits e não me incomodo em creditar tudo depois. E a cada dia, tem ficado mais fácil e mais rápido. Por isso, acho que é somente uma questão de praticar e praticar, como tudo na vida.


E então? O artigo foi interessante para você? Se quiser acrescentar, sugerir, perguntar ou criticar, fique à vontade. Eu estou interessada no que você tem a dizer!

2 comentários:

  1. Uauu, Rosemere! Estou admirada com a sua organização e a maneira clara que escreveu esse artigo! Belas dicas!!!!
    Parabéns!!!
    Beijinhosss!!!

    ResponderExcluir

Comente, sugira, deixe-me saber a sua opinião. Eu adoro ler os comentários postados!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails