sábado, 24 de abril de 2010

Colocando sombras nos elementos


Você já se pegou olhando atentamente uma página de scrap digital, tentando descobrir se era artesanal ou não? Já ficou impressionada com a forma como algumas scrappers digitais trabalham as sombras em seus LOs (layouts), de forma a parecer que a página é “real”

O sombreamento correto dos elementos é um dos fatores que distingue uma página digital “bem feita” de uma página “amadora”, por assim dizer.

São as sombras que definem e caracterizam os volumes dos objetos que colocamos nas páginas. Assim, a idéia é passar a impressão de que o que se vê é a fotografia de uma página artesanal, onde todos os elementos são “reais”, por assim dizer.

A sombra projetada é descoberta ainda na infância. Assim, percebemos que conforme a iluminação e o horário ela muda de tamanho e de lugar e pode ser objeto de brincadeira.

Aqui, quero resgatar a percepção de criança, para que você visualize a sombra que é projetada pelos objetos como algo novo, diferente e que volte a se encantar com ela.

Veja esta foto, feita a partir de uma flor “real”, de papel. As flores são iguais e aparecem em duas situações diferentes:


A “flor 01” foi colada diretamente sobre o papel. Na“flor 02”, colei um pedaço de EVA atrás da flor, para dar altura (3 mm).

Se as flores são iguais, como você percebe que uma está mais alta do que a outra? Se a sua resposta foi “pela sombra”, você acertou! Mas, aposto que você não olhou diretamente para a sombra para perceber a diferença. Você simplesmente “sentiu” a diferença!

No scrap digital, a proposta é trabalhar com a sombra dos elementos exatamente para passar essa sensação! Em outras palavras, a intenção é “criar” a impressão de realidade.

E ai? Ficou animada para aprender? Vem comigo. Tem muuuito mais!


1. Criando uma sombra projetada no Photoshop

Agora, vou usar a mesma flor, só que como um elemento digital.


Explicando melhor: depois de fotografar a flor de papel (real), usei o velho e bom Photoshop para recortar em volta da figura e deixá-la com o fundo transparente.


Veja a minha tela como está neste momento (estou usando o Photoshop CS3).



Vamos olhar bem de perto a paleta “layers” (camadas), que é onde a mágica acontece.



Na base da paleta, clique no botão Add a layer style (Adicionar um estilo de camadas), para acessar o menu “Blending Options”, contendo todos os efeitos disponíveis. Escolha a opção “Drop Shadow” (Sombra projetada).

Você também pode acessar a paleta de estilos de outras formas:

1. Através do menu Layer>Layer Style>Drop Shadow (Camada> Estilo de Camada>Sombra Projetada);
2. Clicando duas vezes sobre a layer;
3. Clicando com o botão direito sobre a layer e escolhendo a opção Blending Options.


2. Estudando o estilo “Drop Shadow” (sombra projetada)

Na janela que se abre, “layer style” (estilo de camada), você pode configurar todas as opções do estilo selecionado.


No caso do estilo “Drop Shadow” (Sombra projetada) há como se atribuir valores para a opacidade, o ângulo, a distância, o tamanho da sombra etc.

Para dar uma idéia de como colocar as sombras, montei um arquivo com a foto da flor de papel (real) e a flor digital.


A “flor de papel” é uma flor de papel (real), que tem mais ou menos a espessura de uma foto. A sombra projetada é natural.

Na “flor digital”, eu usei o “drop shadow”, tentando “copiar” a sombra natural. Veja que não ficou exatamente igual, mas ficou bem próximo. As diferenças ficam por conta de outro truque, que você vai aprender num PAP mais avançado sobre sombram, rsrs.

No painel central da janela, os valores usados foram os seguintes:



Para a cor da sombra, eu uso um marron café bem escuro e vou mexendo na opacidade. Observe que a minha flor nesta foto tem um sombra “dura”, marcada. Para copiar, fiz também uma sombra forte. Normalmente, uso uma sombra mais leve, deixando a opacidade em 50%.

Veja a minha outra flor, que está 3 mm mais “alta” que o papel de base:



Novamente, perceba que a cópia não ficou exatamente igual à original, mas ficou bem próxima.

No painel central da janela, os valores usados foram estes:



Se você me acompanhou até aqui e está achando que colocar sombra projetada é algo difícil, eu lhe asseguro que não é, rsrs. No começo você pode até achar um "tiquinho" trabalhoso, porque estará trabalhando devagar, de forma consciente. Mas, se começar a praticar, pode criar os seus próprios padrões de sombra para simplesmente repetir em outros LO’s. Ops! Agora tá mais fácil, não?

O que você tem que ter sempre em mente é que os objetos projetam sombras de tamanhos diferentes, de acordo com a espessura do material e a distância que estão da base (neste caso, do papel).

Assim, um papel fino projeta uma sombra menor do que uma foto. Uma flor de papel tem sombra diferente de uma flor de tecido e por ai afora.

Fiz uma foto, para ilustrar o que estou querendo dizer:


O coração tem 4 mm de altura, o botão é um botão pequeno (1,5 cm de diâmetro), a flor rosa é uma flor de papel com uma gramatura igual a de uma foto e a flor pequena é feita de tecido e colada sobre feltro.

Veja outra foto, dos mesmos objetos.


Observe o ângulo da sombra, a intensidade, o tamanho etc. A foto foi feita em outro horário e as sombras se apresentam mais suaves que a foto anterior.

A intenção, desde o ínicio, não é passar nenhuma “receita de bolo" ou "fórmula mágica". Quero que você observe, sinta e experimente na prática. Se precisar usar uma foto como base, observe os LO’s artesanais publicados nas galerias. E daí, vá mexendo na opacidade, no ângulo, distância, tamanho etc.

Alguns sites legais, para se estudar a sombra dos LO’s artesanais:

http://www.twopeasinabucket.com/gallery/
http://www.scrapbook.com/gallery/
http://www.scrapinstyletv.com/portfolio/

3. Informações importantes

1. Alguns elementos não possuem sombra: fontes, elementos carimbados, manchas de tinta, glitter etc. Alguns alphas, como os que imitam uma fonte carimbada, também não têm sombra.

2. Marcando a opção “luz global” todas as sombras que você colocar no LO vão ter a mesma direção. Veremos as exceções em um tuto mais avançado.

3. Quando for utilizar um elemento que já tenha sombra (colocada pelo designer), lembre-se de usar a mesma direção de sombra nos outros elementos. Vá testando, até descobrir um ângulo que se assemelhe ao que foi usado.

4. Algumas dicas:

1. Para copiar a sombra de uma camada para outra:
Clique na camada, com o botão direito do mouse. No menu que se abre, escolha a opção “copy layer style” (copiar estilo de camada). Para colar, faça da mesma forma e escolha a opção “paste layer style” (colar estilo de camada);

2. Para editar a sombra de uma camada:
Clique duas vezes no estilo da camada para acessar a janela de estilos (layer style) e ajustar os valores.

3. Para deletar a sombra:
Clique no efeito da camada e arraste até a lixeira (na base da paleta layers).

Há muito mais para aprender sobre sombras e o assunto rende material para outros tutoriais, rsrs.

O que você achou do post? Quer sugerir, criticar ou acrescentar algo? Fique à vontade! Eu quero "ouvir" o que você tem a dizer!

Bjos!

Rose

6 comentários:

  1. Rose,
    Seu tutorial ficou maravilhoso!!!
    Amei a maneira como você explicou tudinho!!!!!
    Beijos,
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei o blog e adorei mais ainda saber que vc é de São josé dos Pinhais eu sou de Curitiba...

    Mais uma menina da redondesa haha prazer meu nome é Carol e tenho um blog tb carolzscrap.blogspot.com passa lá fazer uma visita...

    quem sabe qualquer dia desse faremos scrap juntas !!!

    Beijokas Caroline

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica! Simples assim!!!
    Uso photoshop a um tempão e nem sabia que era facil assim.
    Obrigada pela dica!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela aula, você conseguiu fazer com que tudo ficasse absurdamente fácil. Encontrei seu blog por acaso, mas já fiquei fã e vou começar a ler todas as outras dicas.Parabéns você é uma professora nota 10!

    ResponderExcluir

Comente, sugira, deixe-me saber a sua opinião. Eu adoro ler os comentários postados!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails